Naturologia

É uma ciência da área da saúde, que orienta a utilização das terapias naturais, tradicionais e modernas, para o cuidado humano de forma integral. Visa à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como à melhoria da qualidade de vida.

O naturólogo utiliza diversas práticas, para estimular as forças  naturais  do corpo humano, restabelecendo  assim a saúde orgânica. Trabalha de forma a conscientizar o indivíduo de sua saúde, do seu estilo de vida e principalmente de seu papel ativo e responsável na preservação da saúde.

Benefícios: Melhora de dores agudas e crônicas , auxilia em disturbios gastrointestinais, problemas do sono e desordens emocionais como ansiedade, irritabilidade, estresse e depressão.

Práticas

As práticas utilizadas da naturologia podem ser usadas dentro do consultório, e algumas delas são indicações para que o paciente dê continuidade ao tratamento em casa. São elas:

Cromoterapia
A cromoterapia é a utilização de frequências vibratórias que as cores emanam, no tratamento e recuperação da saúde. Cada cor tem um comprimento de onda, emite uma frequência vibratória, e, portanto produz um estímulo diferente no corpo. A terapia é feita a partir de uma caneta, que possui um cristal em sua extremidade. É feita uma prévia avaliação, e a partir da queixa, escolhe-se a cor do cristal e o lugar em que o mesmo será colocado. A frequência das cores estimula o organismo a responder com suas forças naturais ao reequilibrio energético e físico.
A Cromopuntura é a combinação da cromoterapia, utilizando os seus estímulos, nos pontos de acupuntura. Ideal para crianças ou para pessoas que gostariam de fazer acupuntura, mas não gostam de agulhas. Possui excelentes resultados em distúrbios infantis como: dores de barriga recorrentes, alergias, doenças na pele, dores de cabeça, dificuldades de concentração, enurese noturna, falta de apetite, insônia e outros

Fitoterapia
As plantas medicinais podem ser prescritas em forma de infusões (chás), tinturas ou cápsulas para inúmeras queixas. Seus efeitos colaterais são mínimos, e indicados por um profissional especializado atua na promoção e preservação da saúde.

Aromaterapia
A aromaterapia utiliza das propriedades terapêuticas de óleos essenciais. Os Óleos essenciais são extraídos quando toneladas de uma determinada planta são submetidas a um processo de destilação. São altamente concentrados em princípios ativos e possuem sua ação no tratamento de desordens físicas e emocionais, atuando diretamente no sistema nervoso, com propriedades restaurativas e relaxantes. Os óleos essências podem ser usados para o tratamento em forma de cremes ou óleos para massagens, ou mesmo no aromatizador de ambiente.

Florais
As propriedades dos florais são extraídas das flores, e por processo de ressonância vibratória atuam no campo emocional equilibrando emoções negativas como: medo, melancolia, raiva, insegurança. Os florais trazem um estado de mais tranquilidade para lidar com as situações adversas do dia a dia.

Hidroterapia
A água como ferramenta auxiliar no tratamento de enfermidades. A terapia pode ser empregada na forma de banhos, duchas alternadas, compressas e escalda pés. A temperatura da água nesse caso, diz muito sobre a função terapêutica requerida. O calor traz vasodilatação, relaxa os músculos, drena o excesso de um pólo para o outro, (como no caso de dores de cabeça em que usa-se o escalda pés).Já o frio produz vasocontrição, é estimulante e revigorante.

Arteterapia
Utiliza-se de materiais artísticos como: giz de cera, lápis coloridos, tintas, aquarelas, argila, recortes e outros, como recurso de expressão no trabalho terapêutico. A utilização da arte trabalha no âmbito do sentir, alimenta a parte anímica (alma) fortalecendo as capacidades de relacionar e comunicar. Equilibra o uso excessivo do pensamento, assim como fortalece a vontade e a capacidade de agir no mundo.

Iridologia
A iridologia e uma técnica de observação onde através de uma analise especifica da íris (parte colorida dos olhos) é possível perceber órgãos frágeis e predisposições. Isso ocorre, pois a íris é uma terminação do nervo óptico e, também, um prolongamento exterior do sistema nervoso autônomo. Considerando que a íris é formada por fibras nervosas, ela é capaz de receber informações de todo o sistema nervoso, sendo possível observar características psicofísicas, desequilíbrios, assim como os pontos fortes. Com uma lente especifica, e feito um mapeamento das zonas frágeis, e com essa observação, atua-se na prevenção e também na manutenção da saúde, podendo prescrever terapêuticas que auxiliem no fortalecimento e recuperação desse organismo.

Massoterapia
É o conjunto manobras exercidas com as mãos e outras partes do corpo ou até com aparelhos específicos, sobre uma ou mais partes do corpo. Tem finalidades terapêuticas, antiestresse, de relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia, além de realizar a manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode também ser desempenhada por movimentos nas articulações e alongamentos.

Auriculoterapia
A Medicina Tradicional Chinesa considera a existência de um fluxo de energia circulante no corpo humano, quando um Zang Fu apresenta alguma alteração, aparecem reações reflexas na região correspondente ao órgão lesado na orelha, podendo expressar através de sensibilidade, formação de pápulas, descamações, diminuição da resistência, onde através dessas características se faz a avaliação auricular e consequentemente, dessa forma usa o pavilhão auricular para efetuar o tratamento através do reflexo que a aurículo exerce sobre o Sistema Nervoso Central.

Nossos profissionais

Carolina Gonçalves Buzolin

Carolina Gonçalves Buzolin

  • Horário de atendimento
  • Quintas-feiras, das 14:00 hs as 20:00 hs

Naturóloga
Formação:
Formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Iridologia e Fitoterapia.
Pós graduada em Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
Curso de Iridologia Integrada com o professor Gurudev Singh Khalsa reconhecido internacionalmente.
Curso de Fitoterapia realizado pelo Conselho Brasileiro de Fitoterapia e técnico superior em Fitoterapia pela Universidade Anhembi Morumbi.
Experiências profissionais:
- Massoterapia (drenagem linfática, terapia das pedras quentes, massagens relaxantes e para dor, massagens ayurvédicas e energéticas). Trabalhou no Kennzur Spa, um dos mais conceituados em São Paulo.
- Florais de Bach, Californiano e Saint Germain.
- Iridologia física e psíquica.
- Cuidado integrativo com as terapias complementares associadas a medicina convencional.
- Consultoria em qualidade de vida e prevenção.

carolinabuzolin@aynisaude.com.br